Relembrando as raízes

Porque sabe bem (e dá saúde) relembrar de onde veem as nossas raízes, aqui fica um excerpto de como tudo começou em 1143.

“A história do Estado Português começa com a assumpção do título de Rei por D. Afonso Henriques, conde de Portucale, em 1143. Esta ruptura política com o Reino de Leão é provocada por uma aliança entre os grandes senhores a sul do Rio Minho, com o apoio de algumas ordens religiosas e militares. Os seus grandes centros são Braga (a mais antiga capital dos reinos pós-romanos e que disputava a primazia cristã das Espanhas com Santiago de Compostela), o Porto e Coimbra.

As primeiras escolhas que se colocam ao reino são entre a expansão para Norte (a Galiza, com quem o irmana a cultura e a religião), e para Sul (com quem também o irmana a cultura, mas, na época, dominado pelos muçulmanos). A escolha, ditada pela força de Leão, acaba por ser o Sul, conquistando o primeiro Rei quase todo o Alentejo.

A expansão para Sul, com avanços e recuos geográficos, alianças e guerras com os Estados muçulmanos do Alentejo e Algarve, continuará a ser uma constante até meados do século XIII. As fronteiras actuais de Portugal Continental datam dessa época, sendo as mais antigas da Europa.

Se a tua história anda enferrujada como a minha, recomendo a leitura do resto do artigo da história de Portugal (em concentrado) no Portal do Governo.

~ by Ant. on 1 November 2005.

One Response to “Relembrando as raízes”

  1. sabe sempre bem relembrar e ensinar… no outro dia na BBC radio 2 tiveram o desplante de dizer que portugal nasceu em 1152… um abraco

Leave a comment